segunda-feira, 12 de maio de 2014

Thomas Levin no Rio de Janeiro - 23/05 na ESDI (UERJ)



Thomas Levin, um teórico da imagem - e, atualmente, do som também - extremamente inspirador, que teve sua vinda ao Rio em 2011 cancelada (para o Seminário Linguagens Itinerantes da Fotografia em 2011, quem lembra?) finalmente virá falar para o público carioca.

No seminário intitulado "Reading Glitch", Thomas Levin abordará uma determinada “estética do defeito”, analisando filmes e clips musicais em que o processo de compressão e descompressão das imagens em movimento trazem tanto novas gramáticas visuais como questões referentes aos meios artísticos. Rica em exemplos, a palestra se dirige a todos os que se interessam pela imagem contemporânea e suas relações com tecnologias do presente e do passado. Seminário aberto ao público e grátis.

Thomas falará em inglês mas entenderá perguntas e comentários em português.

Thomas Y. Levin
É professor de teoria e história da mídia, teoria cultural, história das idéias e estética na Princeton University, EUA. Tem ensaios publicados na October, Grey Room, New German Critique, Screen, The Yale Journal of Criticism, Musical Quarterly, entre outras publicações. Traduziu e editou três livros sobre o trabalho do teórico Siegfried Kracauer, incluindo a edição crítica de The Mass Ornament: Weimar Essays (Harvard UP, 1995). Foi parte do grupo curatorial responsável pela primeira exposição da Internacional Situacionista no Centro Pompidou, ICA London e ICA Boston em 1989. Levin também concebeu e foi curador da exposição CTRL [SPACE], Rhetorics of Surveillance from Bentham to Big Brother, inaugurada no ZKM Center for Art and Media Technology, em Karlsruhe, em outubro de 2001 e editou o catálogo do mesmo título (com Ursula Frohne e Peter Weibel), publicado pela MIT Press no ano seguinte. Está atualmente envolvido em pesquisas referentes ao correio sonoro em midias analógicas e estéticas alternativas trazidas pelas novas tecnologias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares