quinta-feira, 25 de julho de 2013

Conferências de Michel Poivert sobre fotografia em agosto, na UFRJ



O professor da história da fotografia da Universidade de Paris 1 MICHEL POIVERT fará três conferências na Escola de Comunicação da UFRJ nos dias 19, 21 e 23 de agosto, no auditório do CFCH, das 10 às 13 horas. Trata-se de uma ótima ocasião para aprofundarmos certas discussões - fundamentais para o momento atual - a respeito das relações entre imagem, história, sociedade, cultura visual, fotojornalismo, fotografia documental, práticas fotográficas diversas e arte contemporânea - temas das três conferências. 

Michel Poivert é também professor da Escola do Louvre, diretor de pesquisa da l'École des Hautes Études en Sciences Sociales, além de curador e diretor de redação da revista Études photographiques.

Primeira conferência: "A fotografia contemporânea: entre arte e sociedade na virada do século XX para o XXI."

Segunda conferência: "As formas da informação: imagem e história, a figura do fotojornalista, cultura visual e invenção no século XX e XXI."

Terceira conferência: "Fotografia e teatralidade: a imagem performada; por uma contra-história da fotografia."

Trata-se de um mini-curso que dá prosseguimento a questões que foram discutidas no curso da pós-graduação PUC/UFF/UFRJ "Práticas documentais e o lugar do espectador" http://documentoespectador.blogspot.com.br/, por Andréa França, José Benjamim Picado e Consuelo Lins. É também mais uma atividade do convênio da UFRJ com a Universidade de Paris 1.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares