sábado, 10 de novembro de 2012

HARUN FAROCKI E A POLÍTICA DAS IMAGENS


Imagem
RIO DE JANEIRO, de 21 de novembro a 05 de dezembro de 2012
O encontro Harun Farocki e a Política das Imagens convida ao diálogo com a obra deste artista tcheco radicado na Alemanha, que fará sua primeira visita ao Brasil. A presença da obra de Farocki em nosso contexto torna-se cada vez mais oportuna, sobretudo devido às atuais discussões acerca do estatuto do olhar e da imagem diante de novos dispositivos de poder, tal como a expressiva implementação de tecnologias de visualização e monitoramento de espaços públicos, comunidades e populações. O evento compreende duas conferências de Harun Farocki, uma mostra de seus filmes, acompanhada de um curso com especialistas em sua obra, e uma oficina em parceria com a artista Antje Ehmann.

Este evento é mais uma realização do Museu de Arte do Rio, através de seu programa “MAR na Academia”, em parceria com a UFRJ (EBA/PPGAV, MediaLab.UFRJ, ECO-PÓS), a UFF (Departamento de Cinema e Vídeo, Laboratório Kumã), o Instituto Goethe, a Cinemateca do MAM/RJ, o Centro de Artes Hélio Oiticica e a Escola de Cinema Darcy Ribeiro.

PROGRAMAÇÃO:
- CONFERÊNCIA de HARUN FAROCKI: dia 01/12/2012 às 17h00 no MAM, Rio de Janeiro. Mediação: Fernanda Bruno, Tadeu Capistrano e Cezar Migliorin.
- CONFERÊNCIA de HARUN FAROCKI e ANTJE EHMANN: dia 05/12/2012 às 14h00 no Centro de Artes Hélio Oiticica.
- MOSTRA de FILMES “Harun Farocki: diante das imagens do mundo”. (Curadoria: Ícaro Vidal Jr. e Hermano Callou). Período: de 21 de novembro a 01 de dezembro de 2012. Horário: 15h00 e 17h00. Cinemateca do MAM_RJ.
- CURSO “As Imagens do Mundo: posições em torno de Harun Farocki” com Hérnan Ulm, Ednei de Genaro e Hermano Callou. Período: de 21 a 23 de novembro e de 28 a 30 de novembro. Horário: 18h30. Cinemateca do MAM. Inscrições no local do curso. Certificado para aqueles com o mínimo de 70% de presença.

ORGANIZAÇÃO: Fernanda Bruno (MediaLab.UFRJ) e Tadeu Capistrano (PPGAV/UFRJ).

* O evento é gratuito e aberto ao público, com exceção da oficina.

* Em breve faremos a divulgação oficial, com mais detalhes sobre a programação do evento.

Sejam todos bem-vindos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares